Assembleia Diocesana de Pastoral 2023

Sunday, October 29, 2023

A Diocese de Tubarão vivenciou mais uma Assembleia Diocesana de Pastoral. Foram cerca de 12 horas de trabalhos, entre sexta-feira (27) e sábado (28), na CEDA (Casa de Encontros Dom Anselmo). É o primeiro grande contato de Dom Adilson, que tomou posse como bispo diocesano dia 02 de julho deste ano, com as lideranças de todas as pastorais, movimentos e paróquias.

O grande tema refletido foi sobre as inspirações do Ano Vocacional para a vida pastoral da Igreja diocesana. Também fez parte dos encaminhamentos a celebração dos 70 anos da Diocese de Tubarão, a ser comemorado entre os anos 2024 e 2025. O Ano Jubilar 2025 com o lema “Peregrinos da Esperança” e o “agir” do Plano Diocesano de Pastoral, aprovado em 2022, mas que ainda não estava em vigor, pois aguardava-se a chegada do novo bispo foram também trabalhados.

Na fala de Dom Adilson, durante a Assembleia, o mesmo elencou alguns pontos do Plano Diocesano de Pastoral, que podem ter ainda alguma adaptação, tendo em vista as demandas sempre novas. O bispo também comunicou oficialmente que nos anos 2024 e 2025 fará acontecer a Visita Pastoral em todas as paróquias da Diocese, iniciando em 2024, nas paróquias da região de Braço do Norte e Jaguaruna e posteriormente em 2025 nas paróquias da região de Laguna e Tubarão.

Antes da celebração da Eucaristia, ponto alto do encontro, teve espaço ainda na Assembleia, o lançamento da nova tradução do Missal Romano que deverá ser utilizado nas missas, a partir do 1º domingo do advento de 2023 (3 dezembro) e está à disposição dos interessados na Livraria Diocesana (ao lado da Catedral).

Momento de grande participação do Povo de Deus, em ótica sinodal, foi depois do trabalho em grupos, o plenário, com encaminhamentos das atividades comuns para 2024.

Ao final da Assembleia, Pe. Lino Brunel, coordenador diocesano de Pastoral, agradeceu a todos que estiveram com ele nesse tempo em que ele esteve à frente dos trabalhos pastorais em nível diocesano e apresentou o Pe. Rodrigo José da Silva, desejando a ele, muito sucesso no ofício de coordenador diocesano de pastoral, a partir do próximo ano, pedindo a todos que sejam parceiros e trabalhem juntos do Pe. Rodrigo. Os membros da Assembleia, aplaudiram efusivamente o Pe. Lino por tão grande dedicação, como padre incansável, para o bem da caminhada pastoral diocesana e ao mesmo tempo acolheram também com muita alegria o Pe. Rodrigo, que em sua fala destacou que “ter fé é de fato, nos deslocar, mesmo que com desconforto, como foi pedido a Abraão e é pedido a cada um de nós.”

Em vídeo publicado nas redes sociais da Diocese, o bispo Dom Adilson agradeceu a todos os que se fizeram presentes (leigos, leigas, religiosos, religiosas, sacerdotes, diáconos e os seminaristas) especialmente ao Pe. Lino Brunel que esteve à frente dos trabalhos de coordenação da Assembleia Diocesana e agora se despede da função de coordenador diocesano de pastoral. E desejou, ao mesmo tempo, ao Pe. Rodrigo, uma bela missão.

Fotos: Emerson Fernandes